O scretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, afirmou durante entrevista ao site A Tarde, que o uso das câmeras corporais nos policiais militares devem ser iniciadas no início de março deste ano.
No total, a Polícia Militar vai receber as primeira 1,3 mil câmeras, sendo 1,1 mil fornecidas pela empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática, vencedora da licitação para implementação da política, e 200 enviadas pelo Governo Federal.
“A gente assinou a homologação da licitação do sistema de câmeras corporais no final do ano passado e no início desse ano fizemos a emissão do registro de serviço e da autorização do registro de serviço de 1.100 câmeras. O prazo para entrega das primeiras que serão utilizadas é de 60 dias a partir da emissão desse registro e esses 60 dias vencem no mês de março”, disse.
“Além disso, temos mais algumas câmeras doadas pelo Ministério da Justiça. Essas câmeras também devem chegar a partir de março e nesse tempo já estamos capacitando o nosso corpo policial e afinando os protocolos em relação ao uso desse equipamento, que será mais uma ferramenta integrada ao Centro de Operações de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, onde temos também um sistema de rádio e as câmaras urbanas já citadas anteriormente. Então, a nossa expectativa é que a partir do início da segunda quinzena do próximo mês, nós já tenhamos as primeiras câmaras à disposição dos policiais”, completou Werner.
Nesta semana, o governador Jerônimo Rodrigues, afirmou que estuda a possibilidade de testar o uso das câmeras corporais, no uniforme dos policiais militares durante a Micareta de Feira de Santana, que acontece em abril.
“Para além das atrações, estou trabalhando para que as câmeras corporais sejam testadas na Micareta de Feira de Santana. Se não tiver, eu vou dizer, não deu tempo. Estou trabalhando para isso, para que a gente possa aumentar a quantidade, inclusive, ver aonde é que são os pontos, se tem como a gente botar portais também, vamos ter que estudar, se tiver condições de botar portais, nós vamos botar”, declarou.
Comentários: